sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Alguns exemplos de intertextualidade

intertextualidade estilística:

Oração do internauta

Satélite nosso da cada dia

Acelerado seja o vosso link

Venha a nós o vosso hipertexto

Seja feita a vossa conexão

Assim no real como no virtual.

O download nosso de cada dia nos dai hoje

Perdoai o café sobre o teclado

Assim como nós perdoamos os nossos provedores.

Não nos deixei cair a conexão

E livrai-nos do vírus.

AMEM!



Como podemos observar acima, há uma paródia da oração "pai-nosso", caracterizada como intertextualidade estilística.


Intertextualidade implícita:

Leia a letra da canção "Hora do mergulho" da banda engenheiros do hawaii:

Feche a porta, esqueça o barulho
feche os olhos, tome ar: é hora do mergulho

eu sou moço, seu moço, e o poço não é tão fundo
super-homem não supera a superfície
nós mortais viemos do fundo
eu sou velho, meu velho, tão velho quanto o mundo

eu quero paz:
uma trégua do lilás-neon-Las Vegas
profundidade: 20.000 léguas
"se queres paz, te prepara para a guerra"
"se não queres nada, descansa em paz"
"luz" - pediu o poeta
(últimas palavras, lucidez completa)
depois: silêncio

esqueça a luz... respire o fundo
eu sou um déspota esclarecido
nessa escura e profunda mediocracia


Na letra da canção há a presença do intertexto "se queres paz, te prepara para a guerra", retomada de um famoso ditado romano: si uis pacem, para bellum, que, em uma tradução livre seria: "se queres paz, prepara-te para a guerra".

Nenhum comentário:

Postar um comentário